A nova vacina contra o HPV nonavalente está disponível
Com uma proteção reforçada, a vacina Gardasil 9 previne contra nove tipos de HPV.
A vacina ajuda a proteger contra os cânceres de colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelos tipos de HPV da vacina.
Quase 100% dos cânceres de colo de útero são causados pelo HPV. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres.
A vacina oferece alta proteção contra as doenças associadas ao HPV. Os tipos de HPV contidos na nova vacina são responsáveis por 90% do câncer de colo do útero, 90% das verrugas genitais, 85%-90% do câncer de vulva e 90%-95% do câncer de ânus.
O HPV é o vírus de transmissão sexual mais comum no mundo. Tão comum ao ponto que a maioria das pessoas sexualmente ativas será infectada por um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.
O HPV é altamente contagioso. Muitas pessoas que tem o vírus podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma. Isso significa que podem transmitir o vírus, sem saber.
A vacinação deve acontecer o mais cedo possível, a partir dos 9 anos de meninos e meninas. Isso porque quanto mais jovem, melhor é a resposta à vacina. Além disso, a infecção pelo HPV tende a acontecer precocemente, já no ano de iniciação sexual. Por isso, o ideal é que a vacina seja feita antes do início da vida sexual. Outra vantagem de iniciar a vacinação mais jovem é o esquema reduzido de doses de 9 a 14 anos.